top of page
Desert Road

Minha experiência em um hospital da Arábia Saudita

  • Foto do escritor: Beatriz Morgado
    Beatriz Morgado
  • 14 de set. de 2023
  • 5 min de leitura

Depois de três dias aqui na Árabia Saudita, tive uma experiência bem inusitada!

Acabei tendo que ir para o hospital por causa de uma mastite tardia no seio, causada por stress, fadiga e desidratação. A viagem de 30 horas pra chegar aqui realmente não foi moleza. Meu corpo não achou a menor graça nessa aventura, haha

Foi um susto enorme, passei muito mal com febre e tive muita dor, mas agora já estou melhor e pronta pra compartilhar a experiência super interessante que foi conhecer parte do sistema de saúde saudita.

No meio do caos e de tanta dor, eu nem sabia por onde começar. Não conheço ninguém, não falo a língua, não sei como as coisas funcionam. Meu Deus, e agora?

Já faz um tempinho que eu faço parte de um grupo de mulheres expatriadas na Arábia Saudita no Facebook, então, fiz um post pedindo ajuda. Basicamente escrevi: "oi gente, acabei de chegar, não conheço nada, ainda estou com visto de turista porque minha documentação de residente está em andamento - como faço para ver um médico com urgência?"

Por sorte, uma brasileira com quem eu já havia trocado algumas informações antes de vir pra cá, viu minha mensagem e me contatou no privado. Ela me deu várias dicas, entre elas para, se possível, procurar uma médica ocidental / européia e para baixar o aplicativo de um hospital específico que ela recomendou para marcar a consulta. Você paga tudo no particular e depois pede reembolso pro seguro.

Será? Tão fácil assim?

Claro que não - teve perrengue no meio, ÓBVIO - mas mesmo assim, me surpreendi positivamente com a experiência.

O hospital que ela me indicou é uma rede de hospitais muito top chamada Dr. Sulaiman Al-Habib. Tem várias unidades aqui em Riyadh.


ree

Primeiramente, eu tive que ir até uma das unidades pra fazer meu cadastro e aproveitei e já fiz o das crianças. O perrengue maior foi esse, porque teve muita burocracia. Me senti no Brasil por uns minutos!

Pra fazer o cadastro, eles pediram meu número de identidade de residente (Iqama), mas eu expliquei que não tenho um porque estou no país como turista. Aí ela me pediu meu número de telefone e eu dei o meu (que é do UK). Aí ela disse: "Precisa ser um número saudita". Aí eu expliquei que não tenho ainda, porque aqui você só pode pegar um chip nacional se for residente - se eu não tenho residência, não tenho um número saudita. Aí foi o maior quiprocó. Utilizamos o número de telefone de alguém que trabalha com o Thomas, só pra gente conseguir fazer o registro. Depois que nossa documentação sair, trocamos, mas foi um inferno haha

A moça da recepção tinha um sotaque bem forte e ainda estava de véu, então eu tive dificuldade para entender o que ela falava, mas depois deu tudo certo.

Depois que fiz o registro, consegui acessar o aplicativo e fiquei CHOCADA com a qualidade do negócio. MUITO top.


ree

Você seleciona a área de especialização do médico (eu escolhi Ob-gyne, que é obstetra e ginecologista ou saúde da mulher), aí o aplicativo me mostra todos os médicos disponíveis nessa área nas redes de hospitais. Aí você pode filtrar por ordem de disponibilidade de consulta mais próxima, por localização e tudo mais.



ree

Como eu queria uma consulta o quanto antes, tive que marcar a consulta com uma médica em outra unidade do hospital, mas foi a médica que eu queria, uma mulher grega.

O legal é que quando você clica no perfil dos médicos disponíveis, o aplicativo te mostra o currículo daquele médico, onde ele se formou, quais são suas especialidades, qual sua nacionalide e mostra TODA a agenda de consultas da semana!



Aí você escolhe o dia e o horário da consulta e abre uma janela perguntando você tem plano de saúde? Eu coloquei que não. Aí já passa pra página de pagamento, você pode pagar com Apple Pay ali mesmo. Peguei, pá, e pronto - minha consulta foi agendada em 5 minutos.

Aí no aplicativo tem uma área de "minhas consultas". Cliquei na minha e tinha um botão de check-in que eu não sabia pra que era.

Fui pro hospital e logo na entrada tinha um painel gigante escrito em árabe e em inglês pedindo pra você apenas encostar seu celular no painel pra fazer check-in na sua consulta, assim você não precisa pegar fila. Gente, era um painel tipo de anúncio (esqueci de tirar foto!!!!!), não um painel eletrônico, nada... me senti meio idiota encostando o celular nele kkk tipo "até parece que isso vai funcionar". Mas meu, deu 2 segundos e apareceu na minha tel: "Seu check-in foi feito. Sente e aguarde ser chamado".

Deu nem 5 minutos e já me chamaram: MADAM MORGADO? MADAM MORGADO? Era uma enfermeira tailandesa, que me chamou pra salinha pra medir pressão e pesar. Tudo ok, voltei pra sala de espera por mais uns 5 minutos. MADAM MORGADO?



Aí fui para a sala da médica e a consulta foi maravilhosa. Ela foi atenciosa, simpática, rápida, eficiente. Me examinou, me deu dicas, não ficou me enfiando antibiótico, mas me receitou um por precaução, caso a febre voltasse, e pediu que eu retornasse em 3 dias se continuasse com muita dor ou febre, e voltar em 7 dias mesmo que eu melhore pra ter certeza que o "caroço" saiu, pra não ter risco de intervenção cirúrgica.


Minha gente... pra uma pessoa que morou mais de 8 anos na Inglaterra, essa consulta foi um sonho. O sistema de saúde inglês está em decadência há anos e eu só tive experiências ruins, com exceção do meu parto, por todos esses anos. Eu fiquei muito impressionada. Eu já experienciei tanto o SUS quanto atendimento particular e plano de saúde no Brasil também, mas nada se compara ao atendimento desse hospital aqui na Arábia.

Lindo, limpo, organizado, eficiente e muito, mas MUITO moderno.

Eu paguei 360 SAR (Saudi Rials) pela minha consulta, que dá cerca de R$470,00, bem próximo do preço que um médico particular cobraria no Brasil, acho?

Eu fiz um seguro viagem e vou poder pedir reembolso, então valeu mais a pena ainda.

Ah, dentro do hospital mesmo tem um farmácia MUIIIIITO maravilhosa e foi super rápido e tranquilo de comprar o remédio. Paguei cerca de 60 SAR no antibiótico (R$78,00), que também achei ok.



ree


Eu não tirei foto dessa dia porque me senti muito desconfortável abrindo câmera num lugar público, porém conservador, mas encontrei algumas imagens na internet pra ilustrar! Não queria deixar de registrar essa minha experiência aqui.

Só de saber que o sistema de saúde funciona tão bem, já dá aquela paz no coração. Essa parte é uma das que mais detesto na Inglaterra, ainda mais com criança pequena, então... mais uma estrelinha pra Arábia Saudita. Tá de parabéns!!!




E aí, vocês esperavam que o sistem de saúde aqui fosse tão bom?

Me contem nos comentários e até a próxima!

Bia

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

4 comentários


alinemerss
15 de set. de 2023

Estou chocada. Vivi pra ver alguém mudando minha opinião sobre um país muçulmano (confesso que tenho um certo preconceito). Mas acompanhando o que vc compartilha aqui com a gente, minha opinião está mudando bastante! Valeu, Bia! Vc tá ajudando na minha evolução espiritual e nem sabe! 😂😂😂

#postamais 🙏🏼😍

Curtir

Bruna Pinheiro
Bruna Pinheiro
14 de set. de 2023

Muito interessante e super high-tech!! Obrigada por compartilhar amiga!!

Uffff que bom saber que vca estarão bem assistidos em termos de saúde!!!!!! Conta maisssssss!

Curtir

fernandahamann
14 de set. de 2023

C H O C A D A!!! E será que tem um modelo público de saúde? Ou só particular? Bia só tá atiçando a minha vontade de mudar pra terra do shake shake rsrs

Curtir
Beatriz Morgado
Beatriz Morgado
14 de set. de 2023
Respondendo a

Esqueci de comentar no post que desde 2019, o sistema de saúde é gratuito para todos os cidadãos sauditas! Pra residentes, você precisa de seguro/plano, mas se você é daqui, tá feito! Um SUS

de luxo!

Vem Ferrrrr

Curtir
bottom of page