top of page
Desert Road

Iqama: O longo processo para obter meu visto de trabalho na Arábia Saudita

  • Foto do escritor: Beatriz Morgado
    Beatriz Morgado
  • 1 de out. de 2024
  • 7 min de leitura

A jornada para obter meu Iqama, o visto de residência na Arábia Saudita, foi muito mais longa e complicada do que eu jamais imaginei. Para quem não conhece, o Iqama é o documento oficial que permite que estrangeiros vivam e trabalhem legalmente no país. Existem dois tipos principais de Iqama: o Iqama de dependente, geralmente emitido para cônjuges e filhos de expatriados que já têm o visto de trabalho, e o Iqama de trabalho, que é para quem tem um emprego formal no país. A grande diferença entre eles está no sistema de sponsorship, ou seja, quem “patrocina” o visto.


No Iqama de dependente, a pessoa responsável pelo patrocínio do visto é o familiar com o visto de trabalho, enquanto no Iqama de trabalho, quem patrocina é a própria empresa que contrata o funcionário.


Aplicação para o Iqama de Dependente

Antes de conseguir meu emprego aqui na Arábia Saudita, porque eu ainda estava em licença maternidade, apliquei para o Iqama de dependente para mim e para meus dois filhos. Esse deveria ter sido um processo bem simples, uma vez que seria patrocinado pelo visto de trabalho do meu marido. No entanto, o processo acabou empacando, e até hoje não sei o motivo exato. Foram meses de espera sem qualquer avanço.


Quando finalmente consegui um emprego e assinei o contrato em fevereiro de 2024, continuei esperando a emissão do meu Iqama de dependente, para depois transferir a sponsorship do meu marido para a minha empresa. Quatro meses se passaram sem notícias, e minha vaga de emprego estava sendo segurada pela empresa, o que me deixava ainda mais ansiosa.


Decisão de Recomeçar o Processo

Com a demora e a falta de respostas, decidi começar o processo do zero e aplicar diretamente para o Iqama de trabalho, que, por ser mais complexo e envolver mais documentos, costuma ser mais demorado. Para minha surpresa, minha empresa foi super organizada e compartilhou um passo a passo bem detalhado do processo, o que ajudou a agilizar as coisas no início. Tudo parecia estar indo bem, até que um problema inesperado apareceu.


O Desafio do Diploma Autenticado

Eu tirei meu visto pelo meu passaporte britânico, mas o documento mais importante para o Iqama de trabalho é um diploma universitário autenticado pelo país de emissão do diploma. No meu caso, meu diploma é brasileiro, o que complicou tudo. Eu tive que fazer um processo separado para autenticar o documento no Brasil, o que deu uma dor de cabeça enorme e custou muito caro. Além disso, precisei encontrar uma agência no Reino Unido disposta a lidar com um documento brasileiro, o que também foi um desafio.


Fiquei presa no Reino Unido por semanas, porque a embaixada reteu meu passaporte, aguardando o processo de autenticação, e foram semanas de frustração e espera. No entanto, depois de muita paciência, o diploma finalmente foi autenticado e eu consegui dar seguimento ao processo do Iqama.


O Processo do Iqama de trabalho: Passo a Passo

Agora, vou deixar abaixo o passo a passo que minha empresa compartilhou comigo. Vale lembrar que esse processo é válido em outubro de 2024, mas as coisas na Arábia Saudita estão sempre mudando. Por isso, é sempre bom checar com o RH ou responsável da sua empresa se as etapas continuam as mesmas.


Guia Completo para Obtenção de Visto de Trabalho na Arábia Saudita

Fase 1: Documentos do Candidato

Após a aceitação da oferta de emprego, o candidato deve fornecer os seguintes documentos:


1. Currículo atualizado.

2. Oferta de trabalho assinada.

3. Passaporte válido.

4. Diploma.

5. Histórico acadêmico (eu não precisei enviar isso, mas às vezes precisa)

6. Número de telefone.

7. Endereço completo.

8. Religião (tanto eu como meu marido colocamos nossa religião como “non-muslim”, ou “não muçulmana”. Se você for cristão, pode colocar “christian” , mas nós não temos uma religião específica)

9. Cidade onde o candidato aplicará para o visto de trabalho (deve ter uma embaixada ou consulado da Arábia Saudita).


Fase 2: Procedimentos da Empresa (5-10 dias úteis)


1. Aplicação para o visto: A empresa submete o pedido ao Ministério de Recursos Humanos e Desenvolvimento Social.

2. Aprovação: Após a análise, o ministério concede a aprovação inicial para a emissão do visto.

3. Autenticação do contrato: O contrato de trabalho e cartas de solicitação são autenticados na Câmara de Comércio e no Ministério das Relações Exteriores.

4. Envio de documentos: A empresa encaminha o contrato de trabalho, carta de solicitação e outros documentos para o endereço do candidato. (Esses documentos são todos escritos em árabe e contem uma tradução do seu contrário de trabalho e tipo uma “carta-convite” da sua empresa para vir trabalhar no país)


Fase 3: Procedimentos do Candidato


1. Localizar uma agência autorizada pela embaixada saudita no seu país (Essa parte foi a mais difícil, porque você meio que faz por conta própria. Porém, no site da Embaixada Saudita de todos os países, você conseguirá acessar uma lista de agências autorizadas no país para realizar no processo. No Brasil, existem três que são conhecidas - Global Visas, MRS ou AC Visa. Eu recomendo a Global Visas porque eles me ajudaram durante algumas questões durante o meu processo e também foi por eles que meus pais tiraram o visto de turista deles, mas isso é assunto para outro post! Eu fiz meu process o todo por uma agência no Reino Unido - comecei com a Regent’s Visa, mas achei o atendimento deles muito ruim - então mudei para Brittania Consular Visas (BCV, que foram OK no começo, mas mandaram muito mal no final e atrasaram demais o processo, então não recomendo nenhuma das duas - tive dor de cabeça do começo ao fim, com todo mundo que contratarei!)

2. Completar exames médicos, registro biométrico e verificação de qualificações. (A agência será responsável por te explicar exatamente onde fazer os exames)

3. Fornecer à empresa os detalhes da agência autorizada para obter autorização eletrônica e ir no Visa Processing Center ou Embaixada para coletar seus dados biométricos (Quando o resultado do seu exame médico sair, você precisa ir pessoalmente até a Embaixada da Arábia Saudita OU um local onde processam vistos para que coletem suas impressões digitais - nesse processo, eles ficam com seu passaporte. Este processo geralmente demora de 3 a 5 dias, o meu demorou 3 semanas!)

4. Após a obtenção do visto de trabalho, informar a empresa (Depois de alguns dias, o seu visto deve sair em formato digital e seu passaporte será devolvido para você, pelo correio ou coleta pessoal)


Fase 4: Viagem para a Arábia Saudita


1. A empresa organiza o voo e reserva hotel para os primeiros 30 dias (Como eu já estava morando na Arábia Saudita, eu mesma organizei meu vôo - e a empresa reembolsou - e não precisei ficar em hotel, porque já temos moradia aqui, mas esse processo de hotel por 1 mês até você arranjar sua própria morada, é comum)

2. O candidato deve organizar sua acomodação antes do final desse período


Fase 5: Emissão do Iqama


1. Realizar exames médicos em centros credenciados (Qualquer hospital realiza esses exames - eu fiz no Dr Sulamain Al Habib do Diplomatic Quarter. Cheguei lá e falei que precisava fazer exames necessários para o Iqama. Fiz tudo ali. Exame de Raio-X, Exame de Sangue, Xixi e Cocô no potinho kkk) - 650 SAR pra tudo, mas a empresa também reembolsa)

2. A empresa cuida da emissão do Iqama através de plataformas online. (Depois do exame médico, é só esperar alguns dias e empresa te dará seu IQAMA NUMBER - antes de sair o visto em si, em forma de cartão, você recebe apenas o número)

3. O processo completo leva entre 5 e 10 dias úteis.


Fase 6: Abertura de Conta Bancária e Registro no Absher (Eu estou nessa fase do processo - 8 meses depois!!!!)


1. Criar uma conta no Absher para facilitar todas as transações governamentais (Coloque Absher no Google que já vai aparecer - crie uma conta usando seu Iqama number e seu celular. Depois, você vai preciar ir até uma Maquininha da Absher (que parece um caixa automático - tem váááários espalhados pela cidade) para colocar suas impressões digitais e validar sua conta. O processo todo demora menos de 1 minuto. Tem uma Absher Machine dentro do Almakan Mall, em Riyadh, e também uma no Diplomatic Quarter, que foi a que eu usei e foi rapidinho. A do DQ fica disponível 24 horas, então recomendo ir nela. Endereço e fotos abaixo:)




2. Registrar-se no aplicativo NAFATH (Baixe o aplicativo NAFATH e coloque seu Iqama e habilite o reconhecimento facial)

3. Criar um endereço nacional no portal SPL (Esse é tipo o Correio aqui da Arábia - você precisa registrar seu endereço lá. Esse passo é importantíssimo, porque sem um registro no SPL, você não consegue abrir uma conta bancária na Arábia Saudita)

4. Abrir uma conta bancária e fornecer os dados à empresa (Eu estou exatamente nessa fase do processo. Existem DOIS BANCOS populares na Arábia: o SAB - que é o HSBC daqui - e é o mesmo banco que tenho conta na Inglaterra - e o Al Rajhi. Conversando com a galera do meu escritório, todo mundo me recomendou o SAB porque tem programa de milhas e também dá desconto em várias lojas, como Carrefour, Amazon etc - então estou no processo de abrir uma conta no SAB!)


Esse foi o processo que segui e, apesar dos desafios, finalmente consegui meu Iqama de trabalho. Demorou “apenas” 8 meses! Hehe

Para quem vai enfrentar essa jornada, minha dica é ter paciência e sempre manter contato com a empresa para garantir que tudo esteja dentro dos conformes. Se tiverem alguma dúvida, entrem em contato comigo pelo meu Instagram @vidaestrangeira, respondo sempre que possível - ou deixem suas dúvidas nos comentários abaixo.


Se você está pensando em vir para a Arábia Saudita A TRABALHO, fique atento a cada etapa acima e boa sorte!


Até a próxima!

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page