Mudança do Reino Unido para a Arábia Saudita
- Beatriz Morgado
- 17 de ago. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 26 de ago. de 2023
Quando eu conto para as pessoas que estamos prestes a nos mudar para a Arábia Saudita, escuto todo tipo de reação, mas as mais comuns são: "Arábia Saudita? Fazer o que lá naquele calor?", "Arábia? Vai ter que andar de burka?", "Tanto lugar pra ir e vocês vão pra Arábia? Não é perigoso lá não?", mas também tem "Nossa! Que diferente!!! Vai ser muito legal, não vejo a hora de ouvir suas histórias!"e até "Não creio! Você PRECISA voltar com seu blog!". E foi por esse último comentário que tomei coragem e resolvi voltar com o blog, pra registrar e compartilhar essa nova etapa da minha vida - minha não, né, nossa. Agora tenho dois bebês pra carregar na mochila comigo! Fora o boy, que já foi promovido a marido há 8 anos! haha
Mas enfim... por que a Arábia Saudita?
Depois de 23 anos servindo o exército britânico, o Thomas completou 40 anos esse ano (2023) e se aposentou! Fim de uma era! Quem acompanhou nossa história no meu antigo blog (e/ou me acompanha até hoje pelo meu Instagram pessoal), sabe que não foi fácil. Anos a fio de namoro (e casamento) à distância, de deployments inesperados, de um trabalho muito perigoso e muitas noites em claro. Finalmente essa vida maluca acabou. Porém, meu querido marido nunca teve outro emprego na vida, nunca trabalhou no mundo civil e nunca nem teve um currículo ou fez uma entrevista de emprego! Nunca passou por nada disso que nós, simples mortais civis, estamos acostumados a fazer para pagar boletos.
De 1 ano pra cá, ele havia começado a se preparar para essa fase de transição. O próprio exército britânico ofereceu uma verba para cursos, workshops de adaptação, conferências com empresas que buscam veteranos para trabalhar e tudo mais. Nessa fase, ele entrou em contato com amigos e ex-colegas de trabalho que já se aposentaram há alguns anos para saber o que eles tem feito da vida, ter uma noção do mercado de trabalho, salários etc. E numa dessas, ele soube de algumas oportunidades no Oriente Médio e entrou em contato.
Enquanto tudo isso acontecia, Sra. Beatriz Ansiedade Morgado da Silva (eu), estava quase arrancando os cabelos fazendo planilha de despesas da família, assumindo diversos cenários da nossa renda familiar e do nosso futuro, entre eles a possibilidade de o Thomas não conseguir outro emprego tão cedo e meu salário sozinho não cobrir as despesas básicas da casa, até porque eu ainda estou de licença maternidade (no UK a licença é de 1 ano, mas só 3 meses são remunerados), o custo e vida no Reino Unido está altíssimo e, ainda por cima, o país oferece o sistema de educação infantil (para crianças com menos de 4 anos) mais cara do mundo. Simplesmente a conta não tava fechando e eu já tava pensando em fazer uma conta no Only Fans pra poder pagar creche kkk zuera. Mas sério, tava tensa a situação!
Aííí, ajudei o marido a dar um tapa no currículo, criei até um perfil no LinkedIn e ele descolou umas entrevistas. De primeira já gostaram muito dele, que tem uma experiência inigualável na área e fizeram uma oferta. Isso lááá em Fev/Março de 2023. A Lily não tinha nem 2 meses de vida, eu tava no auge do puerpério, só na sofrência, chorando o tempo todo... e vi que o Thomas ficou mega empolgado com a oportunidade e eu surtei.
Depois de um grande surto e muitas lágrimas, pensei: "quer saber? Vâmo aí". Calma, não foi uma decisão que tomamos da noite pro dia. Eu, obviamente, coloquei tudo em planilha kkk sou a louca do Excel lá em casa. Passei semanas em grupos de Facebook e fóruns tirando dúvidas com brasileiros e britânicos que estão na Arábia, fiz mais planilhas, conversei com bastante gente, arrumei o contato da imobiliária do condomínio e pedi uma planta da casa... tudo isso pra visualizar BEM o esquema, né? E aí me empolguei. Mas aí desanimei. E chorei. E animei de novo. Aí chorei pq tinha acabado de decorar o quartinho da Lily e ela nem ia aproveitar kkk aí empolguei de novo e a coisa foi indo.
Em Abril, meus pais (que eram os únicos que sabiam da mudança), chegaram no UK pra ficar 1 mês com a gente e pra conhecer a Lily. A ideia era eles irem pra passear um pouco, mas na correria que a gente tava, acabaram passando mais tempo nos ajudando a empacotar as coisas, vender nossas trangalhadas, olhar as crianças enquanto a gente arrumava caixa... foram 4 semanas de puro caos, mas conseguimos vender bastante coisa, colocamos nossos pertences em um container e alugamos nossa casa!
O Thomas embarcou para a Arábia Saudita no mesmo dia em que vim para o Brasil com meus pais e as duas crianças. Viemos pra cá com a passagem só de ida e fomos ficando. O plano sempre foi para o Thomas ajeitar as coisas por lá e assim que estivesse tudo organizado (documentação, moradia e a adaptação no trabalho dele), ele viria pra cá nos buscar e iríamos todos juntos pra lá.
Já faz 3 meses que estamos no Brasil e tem sido muito gostoso ver meus pais curtindo as crianças, ter a oportunidade de ver minhas amigas, ver nossos filhos brincando juntos, curtir minha licença maternidade do jeito que eu queria ter curtido a do Liam, mas não consegui por causa da b*sta da pandemia! Porém, já estou pronta para arrumar as malas de novo e tocar a vida. Estamos morrendo de saudade do Thomas e ele também não vê a hora de passar mais tempo com as crianças. Ele já passou metade da vida da Lily longe! Imagina só?
Então, no dia 9 de setembro de 2023, nosso vôo sai. Chegamos lá dia 10 de setembro, na nossa nova casa em Riade!
Quando chegar lá, conto mais pra vocês :)
Beijos e até a próxima!



Deus abençoe sua nova vida... torço muito por vc e sua linda família!!!
Bia! Que bom que você voltou a escrever! Que felicidade!!!! Boa sorte na mudança!
Uma vida sem fronteiras, é maravilhoso! Aproveite a oportunidade de vivenciar culturas diferentes. Esses dias ouvi que o lar é onde nosso coração está, mas principalmente onde podemos ter o "pão" na mesa todos os dias. Seja feliz! Vc é linda e bem humorada, faça um VLOG. Bjs e boas energias❤
Que legal essa mudança, Bia! Que vcs tenham muito sucesso nessa nova empreitada. e que bom que vc voltou com o blog, sou leitora antiga por aqui. Um grande beijo pra vc e pra família ♥️
Sou leitora do seu blog deeeeesde os primórdios e amo acompanhar suas mudanças! Que essa nova fase seja muito feliz!!!!